Melhorias nos processos de RH das empresas: como garantir?

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Será que com o espaço que as novas tecnologias estão ganhando dentro de grandes organizações os processos de RH ainda são considerados fundamentais para as atividades? Essa confusão provocada pela transformação digital é cada vez mais comum entre os empreendedores. Por isso é importante reforçar: uma empresa é o resultado dos esforços de todas as pessoas que fazem parte dela.

Ou seja, as pessoas que trabalham em uma organização sempre serão determinantes para o sucesso do negócio – e o setor de RH exerce um papel fundamental para a concretização disso. Em vez de tomar o lugar das pessoas, as tecnologias estão sendo incorporadas em todas as atividades de uma empresa e podem oferecem ótimas melhorias nos processos de RH.

Com o crescimento da autonomia do setor de RH as atividades desenvolvidas ganham cada vez mais importância para o desenvolvimento organizacional. Quando todos os colaboradores estão motivados, alinhados a um mesmo objetivo e dispostos a dar o seu máximo toda empresa pode alcançar ótimos resultados.

Veremos neste artigo como você pode garantir melhorias nos processos de RH da sua empresa através de uma análise de cada um dos principais processos realizados pelo setor. Confira!

Agregar pessoas

Os processos de agregar pessoas são todos aqueles realizados para inserir novas pessoas na empresa, incluindo a atração e seleção de talentos. Dentro dessa atividade estão incluídas as buscas internas (dentro da própria empresa) e externas (profissionais que ainda não trabalham na organização) e a seleção, que engloba várias rotinas:

  • Filtragem inicial dos candidatos
  • Análise dos requisitos básicos
  • Teste de emprego
  • Entrevista
  • Investigação do candidato
  • Exame físico
  • Oferta de emprego

Durante muito tempo o recrutamento de pessoas foi um processo reativo, em que a empresa aguardava pelo envio de currículos por parte dos interessados. Porém, os avanços tecnológicos possibilitam que esse processo seja invertido: os profissionais do RH podem encontrar profissionais competentes e que se encaixam com os objetivos da organização através da internet – promovendo um ganho de tempo e de eficiência.

Aplicar pessoas

Depois de selecionado um novo funcionário, é preciso deixá-lo apto para o trabalho de forma plena, certo? É por isso que entre os processos de RH está a aplicação de pessoas. As principais atividades envolvidas são:

  • Socialização organizacional
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Modelagem do trabalho
  • Análise e criação de cargos
  • Direcionamento das pessoas

Esse processo também pode ser melhorado para aumentar a sua efetividade. Afinal, quanto mais rápido o funcionário estiver capacitado e integrado ao ambiente, antes ele conseguirá executar o seu trabalho com qualidade. Entre as soluções promovidas pela tecnologia estão as capacitações digitais, os manuais de boas vindas acessados pelos dispositivos móveis e as ferramentas que facilitam a visualização da disposição de cargos – ajudando a controlar também a produtividade.

Recompensar pessoas

Quando falamos sobre recompensar pessoas é muito comum a associação com o salário pago aos funcionários. Mas as recompensas vão muito além disso. Nesse processo entram não só as recompensas financeiras, mas também toda a percepção de valor que um colaborador tem sobre a empresa e a entrega de benefícios corporativos.

Ou seja, esse é um dos processos de RH que impacta diretamente na satisfação das pessoas que compõem a empresa, interferindo na retenção de talentos e na produtividade dos funcionários. Entre os aspectos envolvidos nas recompensas estão:

  • Salários e bonificações
  • Remunerações intrínsecas, que são fruto das satisfações pessoais de cada funcionário. Entre esses fatores estão a avaliação da realização pessoal, reconhecimento, autonomia, flexibilidade da organização, sentimento de orgulho de fazer parte da empresa ou as boas relações com os colegas
  • Benefícios voluntários, como plano de saúde ou bolsa para estudos
  • Benefícios exigidos legalmente, como previdência social ou seguro-desemprego

É o conjunto desses fatores que fazem com que um funcionário opte por permanecer na organização e apresente um bom rendimento. A grande melhoria nesse processo é observada quando a empresa consegue identificar as necessidades individuais de cada um dos colaboradores e encontra um modo de satisfazer a todos sem que isso represente um aumento das despesas.

Desenvolver pessoas

O desenvolvimento de pessoas corresponde é um dos processos de RH com o objetivo de gerar novos conhecimentos e promover o desenvolvimento dos talentos da empresa. Para isso, são executadas atividades de treinamento, troca de experiências, propostas de inovação, desenvolvimento da comunicação, entre outras.

O grande desafio do desenvolvimento de pessoas é manter todos os colaboradores sempre atualizados, principalmente com a velocidade das mudanças proporcionada pela internet. O RH deve ser eficiente em formar equipes preparadas para atuarem nesse cenário dinâmico sem deixar cair a competitividade da organização.

Para isso é fundamental contar com o auxílio da tecnologia. Seria impossível elaborar um manual de procedimentos impressos toda vez que alguma mudança acontecesse, certo? Depender de reuniões com todos os membros também pode ser uma péssima estratégia e causar a perda de um tempo precioso. Por isso a comunicação através das ferramentas digitais deve ser otimizada e utilizada para promover a disseminação da informação.

Manter pessoas

Manter pessoas está relacionado à retenção de talentos da sua organização. Levando em conta os custos e a perda da produtividade causados pela perda de um funcionário, esse deve ser um dos processos de RH observados de perto. A retenção de talentos em uma organização é fruto da união de diversos aspectos: gestão de benefícios, cultura organizacional, clima, segurança no trabalho, relações sindicais, entre outras.

As melhorias promovidas pelo RH funcionam como uma bola de neve: quando os funcionários estão satisfeitos eles tendem a ficar mais tempo na organização, otimizando a produtividade e melhorando o clima organizacional. Ou seja, está tudo interligado e nas mãos do RH – por isso é tão importante promover melhorias nos processos de RH.

Às vezes são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença. A possibilidade de bater o ponto de forma digital em vez de esperar em uma enorme fila diariamente pode pesar na satisfação de várias pessoas. O mesmo serve para a possibilidade de comunicar-se diretamente com o RH através de um chat virtual e ter as suas demandas atendidas com presteza.

Monitorar pessoas

O monitoramento de pessoas tem a finalidade de acompanhar as atividades realizadas dentro da organização e os objetivos atingidos pelos funcionários. Esse acompanhamento é essencial para que possam ser identificados os pontos positivos e negativos na gestão de pessoas e também possam ser encontradas as particularidades de cada colaborador.

Imagine uma uma plataforma que faz o mapeamento de todos os funcionários e proporciona a análise do desempenho através de métricas, combinando esses dados com informações a respeito dos desejos e necessidades de cada um deles. O resultado será uma maior assertividade ao lidar com as pessoas que fazem parte da organização e o aumento da produtividade de todos, certo?

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