As vantagens da certificação digital para as empresas

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já ouviu falar sobre a certificação digital? Talvez você ainda não tenha parado para refletir sobre o quanto a tecnologia e a internet fazem parte de nossas vidas. E, é claro, as empresas não ficam de fora disso. O ingresso das organizações no mundo digital trouxe diversos aspectos positivos, mas também levantou alguns problemas – com destaque para a segurança.

Quem é que nunca ficou com um pé atrás antes de informar os dados do cartão de crédito em uma transação online? Ou então ficou desconfiado sobre a confiabilidade de um cliente que entrou em contato pela internet e realizou um pedido muito grande? Foi da necessidade de diminuir as fraudes e golpes eletrônicos que surgiu a certificação digital.

Desde 2001, quando foi implantado no Brasil, já foram emitidos mais de 17 milhões de certificados digitais – sendo que mais de 3 milhões deles foram emitidos somente no último ano. Isso nos mostra o quanto as empresas sentem a necessidade de aumentar a segurança nas suas operações digitais.

Entretanto, os benefícios da certificação digital vão muito além da segurança e a sua empresa tem muito a ganhar aderindo a essa ferramenta. É por essa razão que veremos neste artigo o que é a certificação digital e as vantagens que a sua empresa pode obter!

O que é a certificação digital?

Se lhe pedissem para você provar que é você mesmo, o que você faria? Certamente a primeira solução que surge é pegar um documento de identificação, certo? Ou seria possível ir ainda mais além e utilizar as suas impressões digitais. Com base nessas comprovações, seria impossível realizar qualquer ação sem que você fosse identificado.

Agora imagine uma empresa vendendo produtos por um preço muito abaixo do mercado na internet. Como você pode ter certeza de que ela é confiável e realmente é o que alega ser? Você não tem como exigir um documento de identidade ou uma impressão digital de uma empresa – além disso, sabemos que muitos documentos digitais podem facilmente ser manipulados e falsificados.

A solução para esse problema é a certificação digital. Trata-se de um arquivo eletrônico que atesta a identidade de uma pessoa ou instituição, funcionando como uma assinatura eletrônica. Isso permite que as empresas sejam identificadas e atribui autenticidade, garantia jurídica e confidencialidade aos documentos e dados de transações.

Ou seja, as empresas certificadas digitalmente saem do anonimato e têm a sua identidade comprovada em todas as operações digitais que realizam. A certificação digital é utilizada na assinatura digital de documentos, na emissão da nota fiscal eletrônica, para realizar a escrituração fiscal digital, na assinatura de contratos, entre outras operações.

Vantagens da certificação digital para as empresas

Agora que você já sabe o que é a certificação digital, é hora de entender todas as vantagens que ela pode conceder às empresas que optam pela sua utilização. Confira a seguir!

Segurança

Conforme já vimos no início deste artigo, o principal objetivo da certificação digital é aumentar a segurança nas transações digitais. Isso acontece graças a uma tecnologia que impede que outra pessoa se passe pela sua empresa, garantindo sigilo e segurança para a organização.

Além disso, a certificação digital permite que as transações eletrônicas sejam feitas sem adulterações, interceptações de informações ou qualquer outro tipo de ação indevida. Para isso, existem três aspectos fundamentais da segurança: integridade, autenticidade e confidencialidade.

  • Integridade: garante que a informação se mantenha íntegra, sem alterações no conteúdo original.
  • Autenticidade: assegura ao receptor da mensagem que a informação provém da origem correta.
  • Confidencialidade: garante que a informação seja acessível somente a pessoas autorizadas.

Os efeitos disso podem ser comprovados na prática. Uma pesquisa da Global Consumer Card Fraud aponta o Brasil como um dos países que mais sofre com fraudes financeiras – com 43% dos portadores de cartão de crédito apontando que sofreram algum tipo de fraude nos últimos anos. Já a certificação digital brasileira possui estatísticas de fraudes baixíssimas: 0,008%. Ou seja, praticamente nula.

Economia de recursos

A certificação digital pode ser responsável por uma grande economia de recursos da sua empresa. A praticidade em assinar documentos eletronicamente dispensa os gastos com papel e impressões. Além disso, há uma diminuição de gastos administrativos e um aumento da produtividade – o que também contribui para que a sua organização consiga produzir mais e melhor.

Estima-se que, graças à certificação digital, foram economizadas 64,3 bilhões de folhas somente com a emissão das notas fiscais eletrônica desde o ano de 2006. Imagine os gastos que a sua empresa pode reduzir somente nesse quesito – isso sem falar em todos os outros aspectos que promovem a economia de recursos.

Diminuição da burocracia

Não é só a economia de recursos que a certificação digital proporciona, mas também a economia de tempo. Ao poder assinar digitalmente e realizar vários procedimentos burocráticos de onde quer que você esteja, sem precisar se locomover a diversos órgãos, o tempo perdido será menor.

Um ótimo exemplo disso é a emissão da nota fiscal eletrônica. Você não precisa mais emitir uma nota de cada vez, preenchendo todas elas a mão. Através de um software de emissão, basta confirmar os dados do seu cliente e o valor da transação para que a NF-e seja enviada para o consumidor. E na hora de realizar a escrituração fiscal essas informações já estarão armazenadas e acessíveis.

Credibilidade

Outro aspecto positivo da certificação digital é a credibilidade que ela gera para a sua empresa. O ambiente digital é repleto de desconfiança, principalmente quando estamos lidando com operações financeiras. Ao atestar aos clientes, fornecedores e parceiros que você possui certificação digital, a sua empresa passa a ser vista com outros olhos.

Cumprimento de exigências legais

Existem várias empresas que são obrigadas a possuir um certificado digital. Essa foi uma exigência que iniciou no ano de 2010 para as empresas do lucro real e lucro presumido. Para as optantes do Simples Nacional essa exigência começou em 2015 e foi evoluindo de acordo com o número de funcionários. Portanto, é preciso observar se a certificação digital já é uma exigência para o seu negócio.

Automação dos processos internos

Investir na certificação digital significa levar a sua empresa para o mundo digital e é uma grande oportunidade de automatizar vários processos internos. Com o auxílio da tecnologia, é possível realizar atividades que demorariam muito tempo em apenas alguns minutos: uma economia de tempo e de recursos que aumenta a produtividade.

Assinar um documento digitalmente, emitir uma nota fiscal eletrônica, consultar dados cadastrais, realizar operações bancárias com segurança ou transmitir declarações fiscais são somente alguns exemplos que ilustram a possibilidade de automação de processos. E a melhor parte é que as informações armazenadas digitalmente se integram e promovem um ganho em escala.

As vantagens da certificação digital para as empresas são muito relevantes em qualquer negócio. Porém, é importante que você observe quais são os benefícios exclusivos do certificado digital escolhido para obter ganhos ainda maiores para o seu negócio.

Você já conhecia todos esses ganhos que o seu negócio pode obter? Ficou com alguma dúvida sobre a certificação digital? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *