Entenda os benefícios exclusivos do certificado digital que a FACISC oferece

Tempo de leitura: 3 minutos

O certificado digital foi criado visando eliminar todas as complicações causadas pelo anonimato que a internet pode oferecer. Através desse documento eletrônico, todos os usuários conseguem se identificar entre si, melhorando as relações e aumentando a segurança das informações.

O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou instituição na internet por meio de um arquivo eletrônico assinado digitalmente, atribuindo autenticidade, garantia jurídica e a confidencialidade dos documentos e dados das transações.

A sua utilização pode ser observada em diversos casos: na assinatura digital de documentos diversos, nota fiscal eletrônica, pregão eletrônico, escrituração fiscal digital, assinatura de contratos com fornecedores, entre outros.

A certificação digital é uma das soluções oferecidas pela FACISC, que oferece uma série de benefícios para as empresas que optam pela sua utilização.

Benefícios do certificado digital FACISC

  • Desoneração de atividades burocráticas, através da facilidade em identificar e ser identificado pelas demais empresas.
  • Aumento da produtividade. A utilização do certificado digital promove a redução de custos operacionais e economia de tempo, aumentando a produtividade da empresa.
  • Melhoria das transações. As transações através da internet podem ser feitas de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.
  • Economia de papel. Por se tratar de uma tecnologia digital, todos os procedimentos são realizados através da internet, sem a necessidade da utilização de papel.
  • Combate à fraude e crimes digitais. Com a identificação do autor da transação e a garantia de que nenhuma informação foi alterada no meio do caminho, o certificado digital contribui no combate à fraude e crimes digitais.
  • Melhoria nas relações comerciais. A internet e o mundo digital proporcionam acesso ilimitado a informações. Saber que essas informações são íntegras e autênticas melhora todas as relações, inclusive as comerciais.
  • Cumprimento de exigências legais. A identificação dos usuários na web está ficando mais necessária na vida das pessoas e empresas conforme as aplicações e os sistemas públicos passam a exigir documentos eletrônicos.
  • Aumento da segurança da informação. Finalmente, o grande intuito por trás do certificado digital é aumentar a segurança da informação e tornar a internet um ambiente cada vez mais seguro para todos os usuários.

A evolução do certificado digital no Brasil

A partir da medida provisória MP 2.200-2 de 24 de agosto de 2001, instituiu-se no Brasil a Tecnologia da Certificação Digital. Inicialmente, era exigida para as empresas na área tributária e, gradualmente, se estendeu para muitas outras aplicações, tornando-se indispensável na otimização das rotinas empresariais e autônomas.

Nesta evolução podemos destacar as mais diversas aplicações:

·         Acessar o e-Social

·         Consultar dados do IRPF

·         Acessar o Receitanet

·         Assinar a escrituração contábil e fiscal

·         Realizar transações de FGTS e Previdência Social

·         Aderir ao Cadastro Positivo

·         Acessar ao Sisprouni

·         Utilizar o e-DOC

·         Assinar prontuários eletrônicos

·         CEBAS

·         Assinatura de Contratos de Câmbio

·         Siscomex

·         ComprasNET

·         SPED

·         Serviços da Receita Federal

Você já conhecia a importância do certificado digital? A FACISC dispõe desta solução através de parceira com a Certisign, líder de mercado de Certificação Digital. Comece agora usar o certificado digital em sua empresa!

 

Quer saber mais sobre os benefícios exclusivos oferecidos pela FACISC? Conheça melhor nossas soluções empresariais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *