Os benefícios de emitir Nota Fiscal Eletrônica para empresas

Tempo de leitura: 6 minutos

Todas as empresas são obrigadas a emitir Notas Fiscais referentes a cada venda de produtos ou serviços. Não há nada que você possa fazer para contornar esse dever. Mas nada lhe impede de buscar as melhores alternativas que atendam às exigências legais e sejam benéficas para a sua empresa, não é?

A principal função da Nota Fiscal é registrar, fielmente, todas as transações realizadas por uma empresa e determinar o recolhimento de impostos que incidem sobre a operação. Para isso, é obrigatório informar uma série de dados, como: dados do emitente e destinatário, produtos ou serviços vendidos, valores da transação, natureza da operação e dados de tributação.

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é capaz de atender a essa demanda de forma prática e eficaz. Trata-se da versão eletrônica do documento, emitida em meio digital e transmitida através da internet. Muitos empresários ainda desconhecem os seus benefícios, mas eles são muitos – tanto para a empresa vendedora quanto para o cliente. Confira:

Benefícios da NF-e para as empresas vendedoras

Você sabe quais são os principais benefícios para a sua empresa quando você adota a Nota Fiscal Eletrônica? Confira só quais são os principais deles:

Redução dos custos com papéis e impressão

Antes do surgimento da NF-e, após cada transação realizada a empresa deveria emitir uma Nota Fiscal em três vias para atender à legislação. Imagine só os gastos com papéis e impressão que uma empresa que realiza mais de 20 vendas por dia possuía.

Realizando a emissão de suas Notas Fiscais Eletrônicas em um ambiente digital, haverá uma grande redução nos gastos com papéis e com impressão. Ainda haverá alguns casos em que será necessário imprimir o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) – que acompanha as mercadorias que estão em trânsito – mas, certamente, os custos serão bem menores.

Praticidade no armazenamento

Ainda levando em conta o grande volume de Notas Fiscais emitidas por uma empresa, o armazenamento de tantos documentos é uma tarefa complicada. É necessário um grande espaço físico para guardar tantas Notas Fiscais – e encontrar uma delas depois de alguns meses é uma tarefa difícil.

A NF-e permite o armazenamento em ambiente digital, sem a necessidade de ocupar espaço físico. Sempre que você precisar consultar alguma informação, basta acessar pelo seu computador. Além disso, assim fica fácil cumprir o prazo mínimo de armazenamento obrigatório da legislação.

Facilidade dos processos de controle interno

A utilização de um sistema para emitir as Notas Fiscais Eletrônicas de sua empresa podem, facilmente, ser interligados com os seus controles internos. Isso facilita tarefas como faturamento, recebimento, controle de estoques, logística, entre outros.

Redução da incidência de erros

Um sistema informatizado resulta na menor incidência de erros. Não será permitida a inserção dados incorretos nos campos destinados a outras informações e, além disso, parte das informações básicas a respeito da sua empresa, atividades e produtos podem ser preenchidas automaticamente.

Maior segurança da informação

O armazenamento das Notas Fiscais Eletrônicas emitidas pela a sua empresa será feito em um ambiente digital cercado de cuidados para que somente pessoas autorizadas tenham acesso a elas. Isso torna as suas informações menos vulneráveis quando comparado ao armazenamento físico em pilhas de caixas de arquivo e fichários.

Incentivo ao relacionamento eletrônico

A padronização do modelo adotado para emissão da NF-e aumenta a confiabilidade e a segurança na troca de informações entre as empresas, além de agilizar todos os procedimentos de emissão e recebimento do documento.

Isso tudo combinado torna-se um incentivo aos relacionamentos eletrônicos entre as empresas, tornando-se um combustível a mais na realização de futuros negócios.

Ganho de tempo no transporte

Com a Nota Fiscal Eletrônica e o devido acompanhamento do DANFE com as mercadorias em transporte, os processos de fiscalização realizados nos postos de fiscalização de mercadorias serão simplificados, reduzindo o tempo desperdiçado com os veículos de cargas parados nessas unidades de fiscalização.

Benefícios da NF-e para os clientes

Não são somente as empresas que beneficiam-se da Nota Fiscal Eletrônica. Para as empresas que estão adquirindo os seus produtos ou serviços, receber todas as informações referentes à transação em meio digital pode facilitar bastante os procedimentos internos. Vamos ver alguns dos principais benefícios da NF-e para os clientes:

Redução de custos e tempo com digitação

A empresa que efetua a compra pode adaptar os seus sistemas internos para extrair as informações do documento digital recebido de forma automática. Essa medida poupará tempo de digitação, reduzindo os custos com mão de obra.

Otimização dos procedimentos de logística

É possível otimizar os procedimentos de logística e recepção de grandes lotes de mercadoria por conta do conhecimento antecipado das informações da NF-e. Essa previsibilidade das mercadorias que estão a caminho permite a conferência entre o pedido realizado e o que está, de fato, chegando.

Dessa forma, toda a estrutura para o recebimento das mercadorias estará de acordo com as necessidades, sem desperdício de recursos, espaço ou mão de obra.

Diminuição dos erros de escrituração

A diminuição dos erros nas informações contidas nas Notas Fiscais Eletrônicas para a empresa emissora impacta diretamente na empresa que está efetuando a compra, afinal, é com base no mesmo documento que ela efetua a sua escrituração contábil.

Incentivo ao relacionamento eletrônico

Da mesma forma como as empresas emitentes são estimuladas a manter um relacionamento mais benéfico com os seus clientes, as empresas destinatárias das Notas Fiscais eletrônicas também podem vivenciar essa vantagem – afinal, a relação é composta de duas partes.

A sociedade também sai ganhando

Em uma relação benéfica tanto para quem vende quanto para quem compra, quem sai ganhando é a sociedade como um todo. Entre os principais benefícios que afetam mesmo quem está de fora da relação comercial estão:

  • Impacto positivo no meio ambiente com a redução da utilização de papéis
  • Incentivo ao uso de novas tecnologias
  • Padronização dos relacionamentos entre empresas, tornando o mercado justo e competitivo
  • Surgimento de novas oportunidades de trabalho na prestação de serviços relacionados à NF-e
  • Maior facilidade no controle de tributos que devem ir para os cofres públicos
  • Redução do tempo gasto pelos profissionais de contabilidade com atividades de mera digitação e maior tempo para dedicar-se a serviços que visam o crescimento das empresas

Faça nosso Quiz para explorar mais o assunto

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !


Apenas nos diga quem você é para ver o resultado!

Explore mais os benefícios da NF-e I got %%score%% of %%total%% right

Você já conhecia todos os benefícios da NF-e? Se você deseja trabalhar com a Nota Fiscal eletrônica em sua empresa, venha conhecer o XML Empresarial!

 

1 Comentário


  1. Em se tratando de benefícios da NFe penso que não devemos nos esquecer que algumas Prefeituras abatem percentuais em impostos.
    Devemos ficar atentos a estes detalhes também.
    Não entendo porque não se comenta sobre isto.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *